Solenidade dia 05 de Maio de 2017 às 10 horas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Dia 19 de junho é o dia Mundial de conscientização e luta pela doença falciforme.
Em comemoração a este dia, o Deputado Robério Negreiros , Abradfal e CLDF, tem a honra de te convidar para esta solenidade.
Discutiremos a importância da lei 5781/2016, que garante no âmbito do Distrito Federa, a atenção Integral às pessoas com Falciforme.
A importância das parcerias, avanços e o que precisamos avançar.
Venha participar! Convide amigos, família e envolva pessoas nessa causa que é de todos!
No dia 19 de Junho de 2013 foram realizadas ações em prol do Dia mundial da Doença Falciforme na Praça do Relógio (em Taguatinga) e na Rodoviária do Plano Piloto. Em Taguatinga a ação chegou a diversos tipos de público devido também a presença da Carreta da Mulher. Banners e faixas traziam informações sobre a doença e a importância de se conscientizar quanto ao seu diagnóstico, além disso foram distribuídos folders para a população. Já na Rodoviária estava ocorrendo uma ação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas que potencializou as ações sobre DF. Também haviam materiais informativos assim como em Taguatinga e devido as características do local diversas pessoas foram sensibilizadas.
TODOS PELA MESMA CAUSA!
Cadastramento de pessoas com Doença Falciforme
A Fundação Hemocentro de Brasília, em parceria com a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, a Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme e estagiários do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, lançaram o primeiro cadastramento de pessoas com Doença Falciforme do Distrito Federal. A partir do cadastramento será possível identificar quem são, onde estão e quantas são as pessoas com a Doença Falciforme no DF.
A segunda fase do cadastramento continua em andamento com o médico hematologista, no qual acrescentará todas as informações importantes do paciente, após uma avaliação clínica, citando inclusive, as medicações que o paciente usa habitualmente.
O coordenador da ABRADFAL, Elvis Silva, considera que é necessário um atendimento de urgência às pessoas com Doença Falciforme. “Nós precisamos mostrar a estas pessoas que elas existem e que nós estamos trabalhando por elas e para elas”, diz ele.
TESTE DO PEZINHO
O Teste do Pezinho pode ser feito na primeira semana de vida da criança. Esse teste pode identificar a presença da Doença Falciforme, do Traço Falciforme e também do hipotiroidismo congênito.
Dados do teste do pezinho mostram que nascem no Brasil cerca de 3.500 crianças, por ano, com Doença Falciforme e 200.000 com o traço falciforme entre os recém-nascidos vivos. Esses números se configuram como questão de Saúde Pública.
Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a qualidade de vida